terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Países platinos - Parte I (Introdução e Paraguai)



São países pertencentes à bacia Platina. São eles: (ARG, URU e PAR).

Paraguai:
Podemos destacar que o Paraguai é um dos dois países da America do Sul sem acesso direto ao litoral, sua economia é primaria com destaque para a agropecuária e tem na venda  de energia seja para o BRA ou para a ARG sua maior fonte geradora de divisas. Seu território pode ser dividido em dois porção oriental e ocidental sendo a 2ª mais florestada e predominando extrativismo vegetal e na 1ª com a população mais urbanizada e onde temos as maioria da população. O Paraguai atualmente está suspenso do Mercosul devido a problemas políticos internos. Apresenta como vegetação predominante o Chaco, semelhante ao Pantanal Mato-Grossense.
Mesopotâmia Paraguaia: É a área entre os rios Paraguai e Paraná. É conhecido como Mesopotâmia, pois Meso = entre; Potâmia = água semelhante ao Tigre e Eufrates.
Independência do Paraguai (1810-1816): A independência do Paraguai ocorreu no ano de 1811 liderado por José Gaspar Rodríguez Franci que tinha descendências européias e libertou o país da antiga América espanhola e após a libertação ele resolveu isolar o país dos demais da América do Sul.
Guerra do Paraguai (1864-70): Foi gerada basicamente em decorrência da política expansionista característica do governo do presidente paraguaio Francisco Solano Lopez e pelo incômodo da Inglaterra em observar o crescimento econômico do Paraguai na América do Sul. Consequências: O país foi derrotado e quase destruído na Guerra do Paraguai. A população adulta masculina foi dizimada e a força de trabalho sofreu um grande desfalque, com consequências que perduram até hoje.



Nenhum comentário:

Postar um comentário