terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Os países platinos e as regiões polares - Parte III (Colômbia: Do café à coca)




Colômbia: Do café à coca


·         A extensão da Colômbia frente a outros países da América do Sul é mediana, com uma área maior que um milhão de km quadrados.
·         A Colômbia é um país andino da América do Sul, que tem sua economia basicamente agrária com exportação de café e cacau principalmente.
·         Chama atenção os conflitos existentes entre o governo e grupo paramilitares como a Farc, que reivindica territórios para adoção de políticas socialistas. A luta das Farc é mantida com dinheiro proveniente de sequestros e da proteção dos narcotraficantes.
·         O café ocupa papel de destaque na economia da Colômbia, ocupando estados da vertente oriental e ocidental da Cordilheira dos Andes. O clima acaba favorecendo a produção de um café de grande qualidade.
·         A produção de coca está associada principalmente ao grupo guerrilheiro da FARCs que desenvolve a produção da coca em plena floresta amazônica como forma de subsidiar financeiramente suas ações de guerrilha armada.
FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia): A FARC é um grupo político de orientação comunista que visa a implantação do socialismo na Colômbia.
ELN (Exército de Libertação Nacional): A ELN é um grupo guerrilheiro colombiano que visa à implantação de políticas socialistas na Colômbia. Participaram camponeses, indígenas e jovens estudantes.
ELP (Exército de Libertação Popular): Também é um grupo guerrilheiro da Colômbia que luta pela implantação de políticas socialistas maoístas na Colômbia. Participaram camponeses, indígenas e jovens estudantes
Movimento Revolucionário 19 de Abril (M-19): O Movimento 19 de abril (M-19) foi uma organização de guerrilha urbana, formada por jovens de classe média desiludidos com a esquerda tradicional, tinha como objetivo a busca pelo poder no país.
O Plano Colômbia foi criado pelo governo dos EUA na tentativa de reduzir o tráfico de entorpecentes. Estavam previstas ações de controle e fiscalização, além de investimentos militares na Colômbia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário