sábado, 1 de dezembro de 2012

Oração, Frase e Período

Olá, pessoal. Vamos a uma aula de Língua Portuguesa
Oração: É um enunciado linguístico que apresenta uma estrutura caracterizada sintaticamente pela presença obrigatória de um predicado. Caracteriza-se por ter predicado e, portanto, verbo.
Exemplos:
a) Corram!
b) Nós compramos livros muito interessantes na Bienal.
c) Esses exercícios parecem muito difíceis.
Frase: É um enunciado linguístico que, independentemente da sua estrutura ou extensão, traduz um sentido completo em uma situação de comunicação. O início e o fim da frase são marcados, na fala, por uma entonação característica e, na escrita, por uma pontuação específica.
Ela é divido em quatro tipos:
- Frase interrogativa: É a frase em que indica indagações. Ela é indicada pelo ponto de interrogação (?). Exemplo: Quando eles vêm nos visitar?
- Frase exclamativa: É a frase em que indica alegria, suspense, emoções, etc. Ela é indicada pelo ponto de exclamação (!). Exemplo: Que horror!
- Frase declarativa: É a frase em que indica para darmos respostas, uma informação ou contar alguma coisa. Ela é indicada pelo ponto final (.). Exemplo: Hoje está um dia quente.
- Frase imperativa: É a frase em que indica uma ordem, um desejo, uma advertência, um pedido. Ela é indica pelo ponto final (.) ou pelo ponto de exclamação (!). Exemplo: Façam silêncio!
Veja este livro. O enunciado "Mulheres e crianças primeiro" tem um sentido completo. Então, é uma frase.

Período: É um enunciado de sentido completo constituído por uma ou mais orações. O início e o fim do período são marcados, na fala, pelo uso de uma entonação característica e, na escrita, pelo uso de uma pontuação específica, que delimitam sua extensão.
Ele é divido em dois tipos:
a) Período simples: É constituído por uma oração (um verbo).
Exemplo: Os dias de inverno são muito curtos.
b) Período composto: É constituído por duas ou mais orações (dois ou mais verbos).
Exemplo: Paulo disse que não viria, mas mudou de ideia, porque precisa pegar os dois documentos de sua irmã.
Referências bibliográficas: Livro: Português - Contexto, interlocução e sentido", Ensino Médio (2), editora Moderna. Páginas 483, 484 e 485.
Livro: "Português Linguagens",  Ensino Fundamental II (6° ano), editora Átual. Página 18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário