sexta-feira, 10 de maio de 2013

Os elementos e os fatores climáticos

Os elementos do clima
1. Umidade relativa do ar faz alusão à quantidade de água na forma de vapor que se encontra dissolvida no ar atmosférico
2. Pressão atmosférica é a coluna de ar que exerce pressão sobre as pessoas, sendo mais forte em nível do mar.
3. Temperatura atmosférica é o grau de aquecimento do ar da atmosfera.
Fatores climáticos
São os elementos naturais e humanos capazes de influenciar as características ou a dinâmica de um ou mais tipos de climas.
São eles:
01.   Latitude: É a distancia angular medida em graus a partir da linha do Equador, podendo ir de 0° a 90° para o Norte como também para o Sul.
02.   Altitude: É a "altura" tendo sempre o nível do mar como zero, ou seja, a altitude deve ser medida sempre em relação ao nível do mar.
03.   Massas de ar: São grandes porções de ar que apresentam condições internas de temperatura, pressão e umidade relativamente homogêneas, influenciadas pela região onde são formadas. Ao se deslocarem, as massas de ar vão aos poucos, perdendo as suas características de temperatura, pressão e umidade originadas no momento de sua formação. Esse deslocamento ocorre sempre no sentido das altas pressões para as baixas pressões.
04.   Maritimidade: É a capacidade das águas oceânicas de conservar calor por um período maior que as áreas continentais, e influencia diretamente no clima das regiões costeiras.
05.   Continentalidade: Corresponde às áreas continentais influenciadas pelo aquecimento e resfriamento da superfície terrestre. Durante a noite todo o calor absorvido durante o dia é perdido muito rápido para a atmosfera. Desse modo, as temperaturas noturnas são mais baixas em relação ao dia, aumentando assim a amplitude térmica.
06.   Correntes marítimas: São movimentos de grandes massas de água dentro de um oceano ou mar. Tal qual a circulação dos ventos, as correntes marítimas têm a característica de influenciar o clima das regiões em que atuam, possuem direções e constâncias bem definidas.
07.   Relevo: A disposição do relevo também pode influenciar diretamente nas condições climáticas, uma vez que ela mexe com a circulação das massas de ar, facilitando ou dificultando a sua dinâmica, assim como interfere na temperatura e umidade do ar. O relevo serve como obstáculo à circulação de massas de ar.
08.   Vegetação: Impede a incidência direta dos raios solares na superfície, amenizando o aquecimento.
Tipos de Climas
v  Clima Polar ou Glacial: Como a evaporação é pequena a precipitação também é pequena, chove pouco e a maioria das vezes em forma de neve, temperaturas muitos baixas, vegetação rasteira apenas para proteger o solo, pois o gelo queima e acidifica o solo, essa vegetação é a tundra, não possui função econômica, apenas proteção e alimentação para animais que vivam na região.
v  Clima temperado: É o meio termo, mistura de frio com quente, está entre os climas frios e quentes, então será uma mistura de características dos dois climas: Verões amenos e invernos rigorosos.
v  Clima tropical: É quente com alguns subtipos:
- Tropical típico ou continental: Tem duas estações bem definidas - verão chuvoso e inverno seco. Ocorre no Brasil Central e em parte da África.
- Equatorial: Muito quente, com pequena amplitude térmica e chuvas abundantes. Ocorre nas áreas próximas à Linha do Equador (Amazônia, África e Indonésia).
- Tropical de Monções: Tem chuvas torrenciais de verão e inverno seco. Ocorre no Sul e Sudeste da Ásia.
v  Clima árido: Possuem uma pluviosidade muito baixa, inferiores a 150 mm/a. Temperaturas altas e relativa amplitude térmica.
v  Clima de montanha: É ligado às grandes altitudes das cadeias montanhosas como os Andes, o Himalaia, os Alpes e as Montanhas Rochosas. Caracteriza-se pelo frio e pela presença de neves eternas.
v  Clima de transição: Vai ser a mistura dos climas que o cercam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário