terça-feira, 7 de maio de 2013

As fronteiras e os países do mundo



Fronteira: Limite entre dois perímetros, em que pode ser natural ou humano. Também, pode ser definido como limite entre os países, é o que delimita um território de um país.
As fronteiras podem ser:
a) Naturais: Tem rios que separam países e Estados.
b) Artificiais: Por exemplo, uma ponte, uma placa.
Estado: É uma forma organizacional cujo significado é de natureza política. Também é designada por Estado, cada uma das divisões político-geográficas de uma República Federativa. O Estado moderno é divido em dois: Estado Absolutista e Estado-Nação.
- Estado Absolutista: Absolutismo é uma teoria política que defende que alguém (em geral, um monarca) deve ter o poder absoluto, isto é, independente de outro órgão. É uma organização política na qual o soberano concentrava todos os poderes do estado em suas mãos.
- Estado-Nação: É um território delimitado composto por um governo e uma população de composição étnico-cultural coesa, quase homogênea, sendo esse governo produto dessa mesma composição. Isto ocorre quando as delimitações étnicas e políticas coincidem.
País: Uma região geográfica considerada o território físico de um Estado soberano, ou de uma menor ou antiga divisão política dentro de uma região geográfica. Geralmente, mas nem sempre, um país coincide com um território soberano e está associado a um Estado, nação ou governo.
Nação: É a reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, falando o mesmo idioma e tendo os mesmos costumes, formando assim, um povo, cujos elementos componentes trazem consigo as mesmas características étnicas e se mantêm unidos pelos hábitos, tradições, religião, língua e consciência nacional.
Povo: Conjunto de indivíduos que constituem uma nação.
Pátria: É o país ou estado em que a pessoa nasceu (terra natal) e que faz parte como cidadão. A palavra pátria também pode ser empregada no sentido de berço (local de nascimento de algo). Exemplo: A Itália é a pátria do Renascimento Cultural.
Regimes políticos
a) Monarquia: É uma forma de governo em que o chefe de Estado mantém-se no cargo até a morte ou a abdicação, sendo normalmente um regime hereditário.
b) República: É uma forma de governo na qual o chefe do Estado é eleito pelos cidadãos ou seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada.
Formas de governo
a) Presidencialismo: É um sistema de governo no qual o presidente da república é chefe de governo e chefe de Estado. Como chefe de Estado, é ele quem escolhe os chefes dos grandes departamentos ou ministérios.
b) Parlamentarismo: É um sistema de governo onde o poder Executivo não fica apenas nas mãos do presidente. Ele o divide com o primeiro-ministro (que é quem nomeia os demais ministros para compor o parlamento).
Atualmente, o regime político que estamos é a República.
- República Representativa: A maioria elege por voto direto. O representante não dá para ficar por um mandato de 4 anos, podendo se reeleger por mais mandato de 4 anos.
Atualmente, a forma de governo que estamos é o Presidencialismo.
Poderes
- Poder Legislativo: É o poder que legisla/cria as Leis.
- Poder Executivo: É o poder que executa/aplica as Leis.
- Poder Judiciário: É o poder que julga e fiscaliza as Leis.
O papel do Estado é criar as leis e regras para a ocupação e transformação do espaço geográfico e fiscalizar as transformações, garantindo o mínimo para os habitantes do país.
Tipos de fronteiras:
a) Fronteiras políticas: São os limites entre os países.
b) Fronteiras estratégicas: São aquelas que possuem uma localidade interessante para dominar uma região ou um recurso.
c) Fronteiras culturais: É quando duas culturas separam nações, como entre Índia e Paquistão.
d) Fronteiras históricas: É quando a fronteira foi estabelecida há muito tempo por algo importante e de valor históricos.
Qual a relação entre a globalização e as fronteiras? A globalização diminui as fronteiras, pois as pessoas podem circular entre os lugares devido aos meios de transporte e comunicação e aos acordos entre países.
Fronteira industrial: As suas fronteiras são de alto grau de industrialização e os que não têm alto grau de industrialização.
Fronteira das cidades: As suas fronteiras são sociais, ou seja, como que era a história, como as pessoas vivem e se organizam. Os  elementos das fronteiras são: Prédios, ruas, avenidas...
Fronteiras dos blocos econômicos: Suas fronteiras são de cada economia. São formados a partir de associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si.
Tipos de blocos econômicos:
- Área de Livre Comércio: Caracteriza-se pela livre circulação de bens e serviços, ou seja, não há pagamento de impostos sobre circulação de produtos. Exemplos: Alca e Nafta.
- União Aduaneira: Tem as mesmas características das áreas de livre-comércio, sendo que países participantes adotam tarifas externas comuns, ou seja, importam produtos e serviços de terceiros com tarifas equitativas. Ex.: Mercosul.
- Mercado Comum: Caracteriza-se  pela livre circulação dos produtos (bens e serviços), capital e mão-de-obra e alíquota da importação. Ex.: Caricom.
- União Monetária e Econômica: Trata-se de um mercado comum com política macroeconômica e de juros unificada e moeda única. Sistema bancário e financeiro completamente homogeneizado, área comum de atuação profissional. Ex.: União Européia (UE).
d) Fronteiras – Relação Norte/Sul: Dentro da disputa entre desenvolvidos e subdesenvolvidos. Os desenvolvidos mandam suas transnacionais para o mundo subdesenvolvido aproveitando a mão-de-obra barata, a matéria-prima e o fato de poderem poluir, pois não existem leis ambientais rígidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário